SISTEMAS AGRO FLORESTAIS

Portanto, à medida que se trabalha e se produz, o ambiente deve tornar-se mais fértil, mais propicio à vida.

Em setembro de 2001 realizamos dois workshops  avançados em agroflorestas com Ernst Gotsch na Vila Yamaguishi, onde compareceram cerca de 100 agricultores ecologistas e pessoas interessadas em agroflorestas.

A implantação de SAF's na área da Vila Yamaguishi tem se inspirado profundamente no trabalho de Ernst Götsch.

SAF - Sistemas Agro Florestais é um sistema de produção de alimentos e recomposição natural das florestas,  baseia-se na sucessão natural de espécies, na complexificação do ambiente e na sintropia. Cada intervenção deve deixar um saldo positivo no balanço energético, econômico, na quantidade e na qualidade de vida consolidada, à semelhança do que ocorre na natureza.
Clique para Zoom

[1]Ernst Götsch, agricultor e pesquisador, nasceu na suíça e percorreu várias partes do mundo implantando reflorestamentos.

Estabelecendo-se no Brasil, há 20 anos vem pesquisando e desenvolvendo Sistemas Agro Florestais em sua fazenda em Pirai do Norte sul da Baia, tornando-se  referencia máxima em SAF’s no Brasil o no mundo.

Uma vez por ano Ernst viaja pelo sul e sudeste do Brasil proferindo palestras, cursos e supervisionando SAF’s implantados por entidades que procuram desenvolver um trabalho na sua linha de pesquisa e pensamento.

Clique para Zoom

Nas palavras de [1] Ernst Götsch  :

“Estou tentando criar, em cada parte do mundo onde intervenho como agricultor, agrossistemas que sejam parecidos, na sua estrutura ( ou sua forma de funcionar ) e na dinâmica ao ecossistema natural e original do lugar. Ao mesmo tempo, tento deixar como resultado de todas as minhas intervenções (operações), um resultado

Clique para Zoom

positivo no balanço de vida e de energia complexificada em carbono, tanto no sub-sistema da minha intervenção, quanto no macroorganismo Planeta Terra. Ou em outras palavras; para cada passo que ando e para tudo em que intervenho, previamente me pergunto: oque posso fazer para que como resultado da minha presença e das minhas intervenções nasça(am), se desenvolva(m) sistema(s) mais prospero(s), mais vida com toda a sua abundancia e mais complexidade em todos os seus aspectos no Planeta Terra, do qual somos parte, e não mais importantes do que todas as outras espécies.
---------------------------------------------------------------------------------------------------